viernes, 22 de enero de 2016

👩⛪👨 ELEMENTOS HUMANOS DA LITURGIS (I PATTE)

.   MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

                    👩🏻 ⛪️ 👨🏻

      ELEMENTOS HUMANOS
                 DA LITURGIA
                          🙏🏻
                    ( I Parte )

👥 Os elementos humanos são todas as cerimônias do culto, as atitudes, posturas e gestos que o homem faz e vive na liturgia.

É a virtude da religião, que procede por sua vez da virtude cardinal da justiça que nos inclina a dar a Deus o culto devido.

Esta virtude da religião pressupõe as virtudes teologais e demonstramos esta virtude com atos, seja internos, seja externos.

❤️ ATOS INTERNOS:

🔸 Adoração: Por ser Deus.

🔸 Agradecimento: Por haver-nos dado tudo.

🔸 Arrependimento: Por haver-lhe ofendido.

🔸 Súplica e pedido: Porque Ele é a fonte de todo dom.

🙌🏻 ATOS EXTERNOS:

🔸 São todas as cerimônias expressadas com a boca, língua, sentidos, gestos, movimentos.

🔸 As ceremônias se levam a cabo através de atitudes, posturas.

👤 ATITUDES:

As atitudes do corpo são reflexo do que sente a alma. Estas são as atitudes mais importantes na liturgia:

🔹 Estar de pé: É uma forma de demonstrar uma confiança filial, e nossa disponibilidade para a ação, para o caminho. O estar de pé significa a dignidade de ser filho de Deus, não escravos agachados ante o amo. É a confiança plana do filho que está ante o pai a quem respeita mutíssimo e a quem ao mesmo tempo tem carinho. Ao mesmo tempo, ao estar em pé manifestamos a fé em Jesus ressuscitado que venceu a morte, e a fé de que nós ressuscitaremos também; o estar agachado e prostrado não é a última postura do cristão, senão o estar em pé ressuscitado.

🔹 De joelhos: Só ante Deus devemos dobrar nosso joelho. Diante de ninguém mais. Isto nos outorga a dignidade de sentir-nos livres ante as criaturas. Não devemos ajoelhar-nos ante o dinheiro, nem ante o trabalho, nem ante seres humanos. Também, o pôr-nos de joelhos significa que nos reconhecemos pecadores ante Ele. O fariseu do Evangelho não quiz ajoelhar-se. A genuflexão (gesto que consiste em dobrar brevemente o joelho direito até o solo, com o torso erguido, ao passar em frente do sacrário quando o Santíssimo Sacramento está reservado, ou ao entrar em uma igreja se o sacrário é imediatamente visível), ante o Santíssimo é uma saudação reverencial de fé, em homenagem do reconhecimento ao Senhor Jesus. Devemos fazê-lo em forma pausada e recolhida.

🔹 Sentados: Significa a confiança de estar com os amigos, sem demasiado apuro, com paz e tranquilidade, como um certo “descansar” ante Deus. Estamos em casa, quando estamos no templo. Sentados podemos falar com intimidade e largamente com o Senhor que está ali presente, tão presente que invade nosso próprio e mais fundo interior. Também a gente se senta para escutar e aprender quando um mestre fala. Na missa estamos sentados durante as leituras e a homilía: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”.

🔹 Prostrados: Se usa em certos momentos escassos, em que a alma cristã se sente mais indigna de dirigir-se a Deus, carregada de responsabilidades, ou em um luto universal como o da Sexta-feira Santa pela morte de Jesus, ou quando a pena e desconsolo são tão imensos que não se vê solução. Por exemplo: o futuro sacerdote, quando se prostra no dia de sua ordenação sacerdotal; ou algumas monjas, no dia em que entram no convento e fazem sua profissão religiosa, se prostram no solo, indicando, não tanto o abatimento, senão a necesidade de proteção de Deus e a impotência pessoal. É sinal de humildade e penitência.

🔹 A procissão, mais que um gesto litúrgico, é um rito. Nas celebrações habituais, por exemplo, na santa missa, os ministros realizam movimentos que têm carácter de procissão: Ao princípio, antes do evangelho, etc. Também os fiéis adotam esta atitude ao apresentar as oferendas, quando comungam e ao culminar com a benção final.

👉🏻 Ademais, tem procissões excepcionais unidas ao ano litúrgico, como a do Domingo de Ramos e a do Corpus Christi, ou em circunstâncias particulares da vida da Igreja, por exemplo, a de uma comunidade paroquial no dia das festas dos padroeiros. A procissão simboliza, principalmente, o caráter peregrinante da Igreja. Também, às vezes, é um sinal muito expressivo de fé e devoção. Devem fazer-se com dignidade e respeito, fugindo tanto da rigidez como do sentimentalismo.

🔹 Posturas, mãos juntas: É sinal de respeito e de oração. É um gesto de humildade e vassalagem, e de atitude orante e confiada. É o gesto mais adequado para celebração litúrgica quando as mãos não devem ser  empregadas em outros ritos ou não se prescreve que se tenham que ser levantadas. É a melhor postura para a hora de ir comungar.

🔹 Extender as mãos e elevar ambos os braços são súplicas solenes: Coleta, Oração da Missa, Paternoster (Pai Nosso), Prefácio. Levantar e extender as mãos ao rezar, expressa os sentimentos da alma que busca e espera o auxílio do alto. Hoje é um gesto reservado ao ministro que celebra a santa missa.
👉🏻 Extender e voltar a juntar as mãos é o desejo do sacerdote de apertar a assembléia em um comum abraço de fraternidade, de recolher as intenções e desejos de todos para oferecê-los a Deus, e derramar sobre eles as misericórdias de Deus.

🔹 Mãos que dão e recebem a paz: As mãos extendidas, abertas e acolhedoras simbolizam a atitude de um coração pacífico e fraternal, que quer comunicar algo pessoal e está disposto a acolher o que se lhe oferece. Quando umas mãos abertas saem ao encontro de outras em idêntica atitude, se percebe o sentimento profundo de um irmão que sai ao encontro de outro irmão, para ratificar, comunicar ou restabelecer a paz.

🔹 Mãos que recebem o Corpo do Senhor: As mãos dispostas para receber a Santa Comunhão tem de ser sinal de humildade, de pobreza, de espera, de disponibilidade e de confiança. Também são sinal de veneração, de respeito e de acolhida, pois o Pão Eucarístico não se colhe, senão que, se acolhe, se recebe.

🙏🏻 GESTOS LITÚRGICOS:

Em nossa vida usamos não só palavras e atitudes ou posturas, senão também esta linguagem do gesto para expressar-nos: Uma piscada, o levantar o punho com o dedo polegar para cima, o franzir a testa, um beijo, etc.

Na segunda parte desta medicina aprofundaremos mais sobre estes elementos humanos da liturgia...

🗣 Para compartilhar no GOF

1️⃣ Qual virtude regula e orienta todo o relacionado com a liturgia?

2️⃣ De que forma nos aproxima destes gestos e símbolos para entender melhor a liturgia e encontrar-nos com Deus?
                 
                 ➖🔳➖

🔹Elaborado por: José Ramón Anza, Mfc.
🔹 Fonte:
      • Antonio Rivero Catholic.net Liturgia Básica para Laicos.
   
🔹Data: 22 de Janeiro de 2016.

                 ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um.»
               (Jo 17, 21)

      RECEBO, ME NUTRO
     ESTUDO E REENVIO
MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
   Rede Telefônica Católica
HOSPITALZINHOS🏥DA FÉ
  Chega onde🏃você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario