lunes, 9 de noviembre de 2015

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO (PARTE I)

.    MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>
           
          📝PROCESSO DE
             BEATIFICAÇÃO
        E CANONIZAÇÃO 📝
                 (PARTE I)

Por canonização se entende o ato pontifício pelo que o Santo Padre declara que um fiel viveu a santidade 😇. O processo de canonização é um dos processos especiais que estão regidos por uma norma específica. Pela canonização, se autoriza ao povo cristão a veneração do novo santo de acordo com as normas litúrgicas.

⛪️ Nossa Igreja nos ensina:
"Ao canonizar a certos fiéis, ou seja, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade na graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está nela, e sustenta a esperança dos fiéis propondo os santos como modelos e intercessores (cf Concílio Vaticano II, Lumen Gentium 40; 48-51). "Os santos e as santas têm sido sempre fonte e origem de renovação nas circunstancias mais difíceis da historia da Igreja" (Christifideles Laici 16, 3)" (Catecismo da Igreja Católica 828).

📕 O cânon 1403 declara que o processo que se segue nas causas de canonização se rege por uma lei especial: Canon 1403 § 1: "As causas de canonização dos Servos de Deus se regem por uma lei pontifícia peculiar".

📝 O procedimento que se deve seguir nas causas de canonização está contido atualmente na Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister, de 25 de janeiro de 1983 (AAS 75 (1983) 349-355) e nas Normae Servandae in Inquisitionibus ab episcopis faciendis in Causis Sanctorum promulgadas pela Congregação para as Causas dos Santos em 7 de fevereiro de 1983 (AAS 75 (1983) 396-403). Estas normas modificam e atualizam o relativo às causas de canonização, normas que contém, às vezes, experiências muito antigas.

Aqui lhes apresentamos brevemente os 4 passos para a Beatificação e logo Canonização dos Futuros Santos:

1⃣ Servo de Deus: O Bispo diocesano e o Postulador da Causa pedem iniciar o processo de canonização. E apresentam à Santa Sé um informe sobre a vida e as virtudes da pessoa. A Santa Sé, por meio da Congregação para as Causas dos Santos, examina o informe e dita o Decreto dizendo que nada impede iniciar a Causa (Decreto "Nihil obstat"). Este Decreto é a resposta oficial da Santa Sé às autoridades diocesanas que pediram para iniciar o processo canônico. Obtendo o Decreto de "Nihil obstat", o Bispo diocesano, dita o Decreto de Introdução da Causa de agora Servo de Deus. Nesta etapa também, é onde os fiéis irão postular e se começa a dar "fama" mediante a exortação para que lhe conheçam por meio de estampas, cartões e qualquer outro meio para difusão.

2⃣ Venerável: Esta parte do caminho compreende cinco etapas:

a) A primeira etapa é o Processo sobre a vida e as virtudes do Servo de Deus. Um Tribunal, designado pelo Bispo, recebe os testemunhos 👥 das pessoas que conheceram o Servo de Deus. Esse Tribunal diocesano não da sentença alguma, esta fica reservada à Congregação para as causas dos santos.

b) A segunda etapa é o Processo dos escritos 📃📝📑. Uma comissão de censores, marcados também pelo Bispo, analisa a ortodoxia dos escritos do Servo de Deus.

c) A terceira etapa se inicia terminados os dois processos anteriores. O Relator da Causa nomeado pela Congregação para as Causas dos Santos elabora o documento denominado "Positio" 📁. Neste documento se incluem, além dos depoimentos dos testemunhos, os principais aspectos da vida, virtudes e escritos do Servo de Deus.

d) A quarta etapa é a Discussão  👥💬👥 da "Positio". Este documento, uma vez impresso, é discutido por uma Comissão de Teólogos consultores, nomeado pela Congregação para as Causas dos Santos. Depois, em sessão solene de Cardeais e Bispos, a Congregação para as Causas dos Santos, por  sua vez, discute o parecer da Comissão de Teólogos.

e) A quinta etapa é o Decreto do Santo Padre. Se a Congregação para as Causas dos Santos aprova a "Positio", o Santo Padre dita o Decreto de Heroicidade de Virtudes. O que era Servo de Deus passa a ser considerado Venerável 🙏🏻.

AAS (Acta Apostolicae sedis).

🙇🏻 PARA MEDITAR NO GOF:

     💭 Conhecias este processo?
    🔎 Em teu país existe alguma causa aberta para canonizar a um fiel?

                  ➖🔳➖

🔹Elaborado por: Danny Calderón,  Mfc.
🔹Referencias e Fontes:
     ▫️Catecismo de la Iglesia Católica.
 ▫️Código de Derecho Canónico.
   ▫https://www.aciprensa.com/santasede/proceso.htm
   ▫http://es.catholic.net/op/articulos/24010/el-proceso-de-beatificacin-y-canonizacin.html
🔹Data: 09 de Novembro de 2015.

                  ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um»
                 (Jo 17,21)

      RECEBO, ME NUTRO
       ESTUDO E REENVIO
  MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
  Rede Católica de Telefone
  HOSPITALZINHO🏥DA FÉ
   Chega onde🏃🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario