lunes, 24 de agosto de 2015

A MÚSICA NA IGREJA: LOUVOR E EVANGELIZAÇÃO (Parte I)

MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

               🎵🎶⛪🎶🎵

       A MÚSICA NA IGREJA:
                 LOUVOR E
           EVANGELIZAÇÃO
                    (Parte I)

              🙏🏻🎼🎤🎼🙏🏻

A música, desde o tempo de Moisés, quando entoaram um hino de louvor por livrá-los do exército do Faraó (cf. Ex. 15,1.20-21), tem sido uma forma de louvar e adorar a Deus. De igual forma «Davi e toda a casa de Israel dançaram diante de Yahveh com todas as suas forças, cantando com cítaras, harpas, tamborins, címbalos e castanholas» (II Sam 6,5).

A música é mais do que arte, é um dom que nos é dado "Entre os muitos e grandes dons naturais com que Deus, em quem se encontra a harmonia da perfeita concórdia e a suma coerência, enriqueceu o homem criado à sua imagem e semelhança, contar a música, a qual, como as outras artes liberais, refere-se a alegria espiritual e ao descanso da alma” (1), para dirigir harmonias e canções para o Senhor, onde os sentimentos se expressam em oração, ao som de instrumentos e vozes, como São Paulo diz: «Recite entre vós salmos, hinos e cânticos inspirados; cantando e louvando em vosso coração ao Senhor» (Ef 5,19).

🙏🏻 Assim mesmo, é de grande ajuda para orar, movendo nosso sentir e paixão através desses versos e melodias porque, como disse Santo Agostinho em seus comentários sobre o salmo 72: “O que canta ora duas vezes”.

E mais, a música também é uma forma de evangelizar, disse o reconhecido cantor católico Nico Montero: “A música católica é uma ferramenta de evangelização, ela é capaz de conectar com os sentidos, com a razão, com a cabeça e em quatro minutos que dura uma canção, fazer uma catequese profunda” (2).

👉🏻 Nestas medicinas 💊 estudaremos o rol da música na Igreja, já que todos, alguma vez, temos louvado e orado a Deus através dela, ainda que seja desafinado, mas, aos ouvidos de Deus, será o canto mais melodioso, se for feito com sentimento profundo e expressão de amor.

“Pois aquele que canta louvores, não só louva, senão que também louva com alegria; aquele que canta louvores, não só canta, senão que também ama á quem a canta. No louvor há uma proclamação de reconhecimento, na canção do amante há amor” (S. Agustín, sal. 72,1) (3).

📚 ATIVIDADE:

     💠 Leia a Carta Encíclica
      MUSICAE SACRAE.

📇 REFERENCIAS:

(1): Carta Encíclica: MUSICAE SACRAE. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/pius-xii/es/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_25121955_musicae-sacrae.html
(2): http://www.aciprensa.com/noticias/la-musica-catolica-es-una-gran-herramienta-de-evangelizacion-afirma-nico-montero-87521/
(3): http://www.enciclopediacecilia.org/eiki/El_que_canta_ora_dos_veces

                 ➖🔳➖

🔹Elaborado por: Dixon Chirinos, Mfc.
🔹Data:  24 Agosto 2015

                  ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um»
                 (Jo 17,21)

      RECEBO, ME NUTRO
       ESTUDO E REENVIO
  MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
  Rede Católica de Telefone
  HOSPITALZINHO🏥DA FÉ
   Chega onde🏃🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario