miércoles, 24 de febrero de 2016

QUANDO, COMO O POR QUÊ CONFESSAR-SE? II PARTE

.   MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>


                QUANDO, COMO
     O POR QUÊ CONFESSAR-SE?

                  II PARTE    
                 
                 🗣🗣//✝


📝 EXAME DE CONSCIÊNCIA
Em seguida, as 30 perguntas propostas pelo Papa Francisco para fazer uma boa confissão:

Em relação a Deus:

Só me dirijo a Deus em caso de necessidade? Participo regularmente  na Missa aos domingos e dias de festa? Começo e termino minha jornada com a oração? Blasfemo em vão o nome de Deus, da Virgem, dos santos? Tenho me envergonhado de manifestar-me como católico? O que faço para crescer espiritualmente, como o faço, quando o faço? Me rebelo contra os desígnios de Deus? Pretendo que Ele faça minha vontade?

Em relação ao próximo:

Sei perdoar, tenho compreenção, ajudo a meu próximo? Julgo sem piedade tanto de pensamento como com palavras? Tenho caluniado, roubado, depreciado aos humildes e aos indefensos? Sou invejoso, colérico, ou parcial? Reconheço o irmão fraco e ajudo-o na correção fraterna seguindo o mandamento de amar o próximo, me preocupo com os pobres e com os enfermos?

Sou honesto e justo com todos ou alimento a cultura do descarte? Incito a outros a fazer o mal? Observo a moral conjugal e familiar ensinada pelo Evangelho? Como cumpro minha responsabilidade da educação de meus filhos? Honro a meus pais? Tenho rejeitado a vida recém concebida? Tenho colaborado a fazê-lo? Respeito o meio ambiente?

Em relação a mim mesmo:

Sou um pouco mundano e pouco crente? Como, bebo, fumo ou me divirto em excesso? Me preocupo demasiado com minha saúde física, de meus bens? Como utilizo meu tempo? Sou preguiçoso? Gosto de ser servido? Amo e cultivo a pureza de coração, de pensamentos, de ações? Nutro vinganças, alimento rancores? Sou misericordioso, humilde, e construtor de paz?

🔱⚜🔱

A confissão não é algo meramente humano: é um mistério 🔥sobrenatural. Consiste em um encontro pessoal com a misericórdia de Deus na pessoa de um sacerdote.

Todos temos muitas coisas boas…, mas ao mesmo tempo, a presença do mal em nossa vida é um fato: somos limitados, temos uma certa inclinação ao mal e defeitos; e como conseqüencia disto nos equivocamos, cometemos erros e pecados. Isto é evidente e Deus o sabe. De nossa parte, tonto sería negá-lo. Em realidade… sería pior que tonto… São João disse que: <<se dizemos:  "Não temos pecado", nos enganamos e a verdade não está em nós. Se confessamos nossos pecados, fiel e justo Ele é para perdoar nossos pecados e purificar-nos de toda injustiça. Se dizemos: "Não temos pecado", nos fazemos mentirosos e sua Palavra não está em nós>> (1 Jo 1, 8-10).

Dai uma das questões mais importantes de nossa vida seja: Como conseguir "desfazermos" do mal que há em nós, das coisas más que temos dito ou das que temos feito mal?
Esta é uma das principais tarefas que temos entre as mãos: purificar nossa vida do que não é bom, tirar o que está podre, limpar o que está sujo, etc.: livrar-nos de tudo o que não queremos de nosso passado. Mas, como fazê-lo? 🙇🏻❓

Deus e seu amor ♥ insuperável no perdão.

Não se pode voltar ao passado, para vivê-lo de maneira diferente… Só Deus pode renovar nossa vida com seu perdão. E Ele quer fazê-lo… até o ponto que o perdão dos pecados ocupa um lugar muito importante em nossas relação com Deus.

Assim pois, como assinala o CIC: "O sacramento da Reconciliação restabelece os vínculos de comunhão interrompidos pelo pecado mortal. A relação entre Eucaristia e Penitência na sociedade atual depende muito do sentido de pecado e do sentido de Deus. A distinção entre o bem e o mal frequentemente se transforma em uma distinção subjetiva. O homem moderno, insistendo unilateralmente sobre o juízo da própria conciência, pode chegar a trocar o sentido do pecado" (Catecismo de la Iglesia Católica Nº 1385).

😄👐 Para compartilhar no GOF:

1.- Fazes um bom exame de consciência antes de confessar-te ou só dizes o que recordas?

2.- Como te sentes logo depois de fazer uma boa confissão e receber absolvição?
                 
                 ➖🔳➖

🔹Elaborado por:  José Ramón Anza Mfc.

🔹 Fontes:
   🔸http://es.catholic.net/op/articulos/4688/cat/908/quien-puede-comulgar.html
   🔸Confesión sacramental; Por Pbro. Dr. Eduardo Volpacchio
   
🔹Data: 24 de Fevereiro de 2016.

                 ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um.»
               (Jo 17, 21)

      RECEBO, ME NUTRO
     ESTUDO E REENVÍO
MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
   Rede Telefônica Católica
HOSPITALZINHOS🏥DA FÉ
  Chega onde🏃você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario