miércoles, 16 de diciembre de 2015

PODE UM CATÓLICO TER SUPERSTIÇÕES?

.   MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

                        ⛪
     
      PODE UM CATÓLICO
    TER SUPERSTIÇÕES?
                 
                   📿🎊♋


Em todas as culturas têm superstições. Se trata de algo muito extendido a nível social. Entretanto, é algo incompatível com a fé cristã, e assim, tem sido posto em manifesto pela doutrina da Igreja e os santos.

🏤 O que diz o Magistério da Igreja?

📕 Um católico não deve ter superstições, não são coerentes com a fé. O mesmo Catecismo da Igreja Católica deixa claro a postura que deve de ter o crente diante da superstição. O contexto é o primeiro mandamento: "Amarás a Deus sobre todas as coisas". Nos diz este texto que transmite a fé da Igreja, que: “O primeiro mandamento proíbe honrar a deuses distintos do Único Senhor que se tem revelado a seu povo”. Claro, lemos isto e pensamos em seguida no politeísmo, em idolatría, na adoração de outros deuses. Entretanto, o Catecismo deixa claro que o primeiro mandamento também “Proscreve a superstição”, que "representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião." (CIC 2110).

👉🏻 E o Catecismo dedica um numeral para explicar a superstição, o n. 2111:   . A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afectar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição (39)."

⚠ Como pode se notar, o Catecismo é valente na hora de fazer uma denúncia profética, não só de uma superstição externa e pagã, que demonstra a superioridade do cristianismo, senão do risco interno de viver os sacramentos e os ritos católicos de forma supersticiosa, como uma atitude mágica. Assim que não só é negativo e reprovável crer-se no número 13, nos gatos negros, passar debaixo de uma escada… senão também entender desta forma os sacramentos e os sacramentais da Igreja. 😳 Porque, não podemos negar-lo, tem gente que entende assim o batismo, a comunhão, a água benta, as bençãos, a cinza, etc.

👀 Quando é pecado a superstição?

♣ A superstição é objetivamente um pecado contra o primeiro mandamento, como mostra o Catecismo, contra Deus e a adoração que lhe devemos. Por suposto, deve ter em conta a responsabilidade na pessoa, porque podem haver muitas circunstâncias que intervenham. 🗣 Talvez para alguém é o que tem recebido por formação, ou o que vê no meio ambiente, ou o que vive por um medo invencível… ou nunca escutou a um sacerdote, um catequista… falar sobre isto.

😔 Mas sim o é, sem dúvida, que o pecado é uma ofensa a Deus; a superstição o é, porque afasta nosso coração💔 dEle. Recordemos qual é a definição de pecado mortal: “afasta o homem de Deus, que é seu fim último  sua bem-aventurança, preferindo um bem inferior” (CIC 1855). E, afinal de contas, não é precisamente isto, o que faz a superstição? Claro, para que se dê este pecado grave, se requer que tenha plena conciência e inteiro consentimento, que seja uma eleição pessoal.
Já em Levítico se condena a superstição:
“O homem ou a mulher que consultem espíritos de mortos ou se entreguem à adivinhação, eles vão morrer; serão apedrejados, e seu sangue cairá sobre eles” (Lv 20,27)

Do lado da ciência, eles são chamados de Charlatões que utilizam entre seus métodos truques de magia, sugestão e medo.

Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: o recurso a Satanás ou aos demônios, a evocação dos mortos, e outras práticas que equivocadamente se supõe ‘desvendar’ o por vir (cf Dt 18, 10; Jr 29, 8). A consulta de horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação  de presságios e de sortes, os fenômenos de visão, o recurso a ‘mediuns’ escondem uma vontade de poder sobre o tempo, a história e, finalmente, os homens, a uma vez que um desejo de engrandecer-se na proteção de poderes ocultos. Estão em contradição com a honra e o respeito, misturados de temor amoroso, que devemos somente a Deus.

😇 Para compartilhar no GOF:

1⃣ Pode o cristão crer e participar em superstições?

2⃣ Como evitar cair em atos de superstiçãi?
             
                 ➖🔳➖

🔹Elaborado por: José Ramon Anza, Mfc.
🔹 Fonte:
     • es.aleteia.org/2014/11/20/un-catolico-puede-tener-supersticiones/
🔹Data: 16 de Dezembro de 2015.

                 ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um.»
               (Jo 17, 21)

      RECEBO, ME NUTRO
     ESTUDO E REENVIO
MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
   Rede Telefônica Católica
HOSPITALZINHOS🏥DA FÉ
  Chega onde🏃você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario