. MEDICINAS💊PARA A FÉ
<<RTC-HF>>
😇 ⛪️ 😇
DULIA
(Absoluta e relativa)
👇🏻
É o Termo teológico que designa a "honra" tributado aos santos.
Enquanto que a Latria se refere a adoração dado somente a Deus, e Hiperdulia a veneração oferecida à Santa Virgem Maria.
😇 Santo Agostinho (Cidade de Deus) distingue duas classes de servitus (servidão): "um que é devido aos homens. . . que em grego se chama Dulia; a outra, Latria, que é o serviço relativo a adoração a Deus".
😇 São Thomás de Aquino (II-II:103:3), baseia a distinção na diferença entre o supremo domínio de Deus e o que o homem pode exercer sobre outro.
🎓 Os teólogos católicos insistem em que a diferença é de natureza e não somente de grau; estando a dulia e a latría tão distantes entre sí como o está a criatura do Criador.
👀 Leibniz, apesar de ser protestante, reconhece que "discrimen infinitum atque immensum" entre a honra que se deve a Deus e o que se demonstra aos santos, os teólogos chamam a um latría, segundo o exemplo de Santo Agostinho; e a outra dulia"; e mais adiante assinala que esta diferença "não só deve ser inculcada nas mentes dos ouvintes e educandos, também deveria manifestar-se o mais longe possível mediante sinais externos" (Syst. theol., p. 184).
👉🏻 Uma maior distinção é feita entre dulia em sentido absoluto, a honra rendido a pessoas; e dulia em sentido relativo, a honra rendido a objetos inanimados, tais como imagens e relíquias.
🙇🏻 No que diz respeito aos santos, a dulia inclue veneração e invocação; sendo a primeira a honra rendida diretamente a eles e a segunda tendo em mente primeiramente a vantagem do peticionário.
👼🏻 😇 O culto de Dulia (Absoluta) está reservado aos anjos e aos santos, ou seja, rendemos culto de Dulia aos anjos, arcanjos, querubins, serafins, etc., aos santos canonizados pela Igreja, entre eles os Apóstolos, Papas, Reis, aos Beatos beatificados oficialmente pela Igreja.
Se bem que não existe um culto de Dulia privado (a pessoas que conhecemos e que nos foram muito queridas), o culto oficial é o público, a todos os que a Igreja reconhece formalmente como santos e beatos, em ambos gêneros, enquanto que a Dulia (Relativa) é render honra a suas imagens ou a objetos como sacramentais, etc.
🙏🏻Felicidade \ Veneração conceitualmente inclue:
1.– Respeito profundo.
2.– Considerar ao santo como uma pessoa de grandes qualidades humanas.
3.– Considerar ao santo como bom seguidor e amigo de Deus.
4.– Amá-los, (obviamente sem confrontar o primeiro mandamento).
5.– Pedir-lhes que intercedam junto a Deus por nós.
6.– Crer na boa disposição dos santos para conosco, e para as almas do santo purgatório (comunhão dos santos).
7.– Desejo de seguir o exemplo do santo, imitar suas qualidades e procurar fazer-nos santos como ele/ela.
8.– Festejar em uma data determinada a um santo ou santa, como expressão de honra, e honrá-los por serem heróis da fé.
9.– Saudar as imagens dos santos, como sinal de devoção e para reavivar a comunhão dos santos.
💒 O culto aos santos sempre esteve presente na Igreja tem aqui um claro exemplo: O testemunho mais antigo o temos no Martyrium Polycarpi /(hacia el 156)\ «A este [Cristo] lhe adoramos por ser o Filho de Deus; e aos mártires os amamos com razão como discípulos e imitadores do Senhor, por sua adesão exímia a seu rei e mestre» (17, 3).
📝 Para compartilhar e meditar no GOF:
🔰Para que santo rendes Dulia?
🔰Praticas a Dulia relativa?
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🔹Elaborado por: Danny Calderón, Mfc.
🔹Fontes:
• http://ec.aciprensa.com/wiki/Dul%C3%ADa
• http://www.catolicosfirmesensufe.org/dula-y-latra-en-las-escrituras
🔹 Data: 13 de novembro de 2015
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«Para que todos sejam um.»
(Jo 17, 21)
RECEBO, ME NUTRO
ESTUDO E REENVIO
MEDICINAS💊PARA A FÉ
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HOSPITALZINHOS🏥DA FÉ
Chega onde🏃você está.

Continuando con el proyecto de Emprender una red expansiva de evangelización católica con el Kit Misionero "Hospitalitos de la fe" a través de los medios de comunicación y las herramientas que tenemos; de manera que estén al alcance de todos los bautizados y logremos, entre todos, fortalecer las bases de nuestra fe, corregir la indiferencia, la ignorancia y la excesiva limitación al templo que han dado lugar a que muchos católicos se hayan apartado de la Iglesia que Cristo fundó.
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