viernes, 3 de julio de 2015

A ORAÇÃO PELOS MORTOS. POR QUE ORAR PELOS FALECIDOS?

> . MEDICINASPíldoraPARA A FÉ
> <<RTC-HF>>

Persona con las manos cruzadas🏻Persona con las manos cruzadas🏻Persona con las manos cruzadas🏻

> A ORAÇÃO PELOS
> MORTOS.
> POR QUE ORAR PELOS
> FALECIDOS?

Iglesia

> «Porque Deus não fez a morte, nem se alegra com a destruição dos viventes» (Sb 1,13).

Cara sonriente con aureola Na morte, o justo se encontra com Deus, que o chama a Si para fazer-lhe participante da vida divina. Mas ninguém pode ser recebido na amizade e intimidade de Deus, se não foi antes purificado das consequências pessoais de todas as suas culpas. “A Igreja chama de Purgatório a esta purificação final dos elegidos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja tem formulado a doutrina de fé relativa ao Purgatório sobre tudo nos Concílios de Florência e de Trento” (CIC n. 1031).

Persona con las manos cruzadas🏻 Daqui vem o piedoso costume de oferecer sufrágios pelas almas do Purgatório, que são uma súplica insistente a Deus para que tenha misericórdia dos fiéis defuntos, os purifique com o fogo de Sua Caridade e os introduza no Reino da luz e da vida.

BodaHuellasÁngel bebé🏻👥 Os sufrágios são uma expressão cultual da fé na Comunhão dos Santos. Assim, “a Igreja que peregrina, desde os primeiros tempos do cristianismo, teve perfeito conhecimento desta comunhão de todo o Corpo Místico de Jesus Cristo, e assim conservou com grande piedade a recordação dos falecidos, e ofereceu sufrágios por eles, porque santo e saudável é o pensamento de orar pelos falecidos para que fiquem livres de seus pecados (Cfr II Mac 12,44-46)”. Estes sufrágios são, em primeiro lugar, a celebração do Sacrifício Eucarístico, e depois, outras expressões de piedade como orações, esmolas, obras de misericórdia e indulgências aplicadas em favor das almas de falecidos (Piedad Popular y Liturgia, Cap. VII).

Persona con las manos en alto celebrando algo🏻 Dedo índice blanco hacia la derecha🏻 Oramos pelas almas do purgatório. As almas que estão no céu não necessitam de orações e as almas que estão no inferno não lhes valem porque sua condenação é irrevogável. Mas oramos por todos os falecidos porque não sabemos com certeza se estão no purgatório, no céu ou no inferno, a não ser que a pessoa tenha sido declarada santa pela Igreja (Ver: Canonización).

Cara pensativa A maioria dos cristãos que estão afastados da Igreja Católica não crê na doutrina do purgatório e, portanto, não oram pelos falecidos.

Iglesia️ A BÍBLIA

Libro abierto II Macabeus 12,44-46 «Pois, se não esperar que os mortos ressuscitariam, teria sido supérfluo e tolo rogar pelos mortos; mas se considerava que uma magnífica recompensa está reservada aos que morrem piedosamente, era um pensamento santo e piedoso. Por isso mandou fazer este sacrifício expiatório em favor dos mortos, para que ficassem livres do pecado» (Os protestantes não têm os livros de Macabeus porque Lutero os tirou de suas Bíblias).

Libro abierto Mateus 12,32 «E ao que diga uma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado; mas ao que diga contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem neste mundo nem no outro». Esta passagem dá a entender que há pecados que sim, são perdoados e outros não, ainda depois de mortos.

> Finalmente é importante enfatizar que os Padres da Igreja nos primeiros séculos do cristianismo, ensinaram sobre a oração pelos falecidos.

Persona haciendo reverencia🏻 PARA MEDITAR
> E REFLETIR:

Uno (dígito) Você gostaria que orassem por você depois de sua morte?
Dos (dígito) Consideras a oração pelos falecidos, pura falação ou crês que agrada a Deus?
Tres (dígito) Qual sua opinião sobre o texto bíblico «Orem uns pelos outros» (Tiago 5,16)?
Cuatro (dígito) Revise as seguintes passagens: Ap 21,27; 2Tim 1,16-18; Lc 16,19-31; 1Cor 3,13-15 e 1Jo 5,16-17.

Signo menos gruesoBotón blanco cuadradoSigno menos grueso

Diamante azul pequeñoElaborado por: Pbro. Licdo. Jorge Laffont, Mfc.
Diamante azul pequeñoFontes:
> • Piedad Popular y Liturgia, Cap. VII.
> • Manual de Escatología. “J. Jose Alviar”.
> • Manual de Escatología. “Joseph Ratzinger”.
Diamante azul pequeñoData: 03 julho 2015. 

Signo menos gruesoBotón blanco cuadradoSigno menos grueso

> «Para que todos sejam um»
> (Jo 17,21)

> RECEBO, ME NUTRO
> ESTUDO E REENVIO 
> MEDICINASPíldoraPARA A FÉ
Diamante azul pequeñoEmblema de tridenteDiamante azul pequeño 
> Rede Católica de Telefone
> HOSPITALZINHOHospitalDA FÉ
> Chega ondeCorredor🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario