viernes, 6 de noviembre de 2015

🙏😇🙏 A COMUNHÃO. DOS SANTOS. 🙇

.    MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

                   🙏🏻😇🙏🏻

             A COMUNHÃO
              DOS SANTOS.

                        🙇🏻

“Todos os batizados na terra, as almas do Purgatório e todos os beatos que já estão no Paraíso, formam uma única grande Família” (Papa Francisco).

⛪️ A Igreja tem três estados, menciona o Catecismo da Igreja Católica «Até que o Senhor venha em seu esplendor com todos seus anjos e, destruída a morte, tenha submetido tudo, seus discípulos, uns peregrinam na terra; outros, já defuntos, se purificam; enquanto outros estão glorificados, contemplando "claramente o próprio Deus, Uno e Trino, tal qual é"» (CIC Nº 954).

👪 Ou seja, a Igreja peregrina, são os que peregrinam na terra, estes somos nós até o dia de nossa morte. 👥 A Igreja sofrimento (no purgatório) são os defuntos que ainda não foram ao céu (para os quais oramos no dia dos defuntos, no dia 02 de Novembro). 😇 A Igreja triunfante, já glorificada no céu, estes são os santos que celebramos no dia 01 de Novembro [2].

🙏🏻 Nós católicos cremos, e proclamamos no Credo, a comunhão de todos os fiéis cristãos, quer dizer, dos que peregrinam na terra, dos que se purificam depois de mortos e dos que gozam da bem-aventurança celeste 🙌🏻 👏🏻, e que todos se unem em uma só Igreja, comunhão expressada pelo amor misericordioso de Deus ❤️ (cf CIC Nº 962). Este dogma de fé foi proclamado pela Igreja no Concílio de Trento (sessão XXV, ano 1563).

📕 De acordo com CIC, a expressão: "comunhão dos santos" tem, pois, dois significados estreitamente relacionados: "comunhão nas coisas santas [sancta]" e "comunhão entre as pessoas santas [sancti]" (cf CIC Nº 948). Esta comunhão se baseia em que "todos os de Cristo, que tem seu Espírito, formam uma mesma Igreja e estão unidos entre si nEle (cf. Ef 4, 16)” [3], porque todos os membros desses três estados da Igreja, estamos unidos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, sobre isto São João disse: “o que temos visto e ouvido, o anunciamos, para que também vós estejais em comunhão conosco. E nós estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (1 Jo 1, 3). Nas palavras de St. Nicetas de Remesiana (Bispo + 414): "A Igreja é o conjunto de todos os santos".

🙇🏻👉🏻 Para concluir, cabe agregar o dito por São João Paulo II, papa: “esta admirável comunhão se realiza do modo mais alto e intenso na divina liturgia e, sobre tudo, na celebração do sacrifício eucarístico... nele veneramos a memória, ante tudo, da gloriosa e sempre 🌹Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo nosso Deus e Senhor; a de seu esposo são José; a de todos os santos Apóstolos e mártires e a de todos os santos" [3].

🚩Compartilhe em teu GOF:

1⃣ Em que celebração litúrgica podemos evidenciar a plena Comunhão dos Santos?

2⃣ Em qual Concílio se proclamou o dogma da Comunhão dos Santos?

                  ➖🔳➖

🔹Elaborado por: Dixon Chirinos, MFC.
🔹Referencias e Fontes:
     • [1] Catecismo Iglesia Católica.
     • [2] P. Jordi Rivero. La comunión de los Santos. Disponible en: http://www.corazones.org
     • [3]  San Juan Pablo II. La Comunión de los Santos. Meditación en la Solemnidad de todos los Santos. 1 de Noviembre de 1997.

🔹Data: 06 de Novembro de 2015.

                  ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um»
                 (Jo 17,21)

      RECEBO, ME NUTRO
       ESTUDO E REENVIO
  MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
  Rede Católica de Telefone
  HOSPITALZINHO🏥DA FÉ
   Chega onde🏃🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario