viernes, 25 de septiembre de 2015

🙌💒 POR QUE OS SACERDOTES NÃO SE CASAM? 💒🙌

.    MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

                  🙌🔺🙌

             💒 POR QUE
         OS SACERDOTES
        NÃO SE CASAM?💒

                  🔷🔸🔷

Em várias ocasiões me fazem esta pergunta, dizendo-me que seria melhor que eles se casassem 👫, para assim, dar testemunho de ter uma família, como os pastores protestantes, e talvez, com ele, se evitariam escândalos com respeito a sacerdotes que, às escondidas, têm relações com uma mulher, ou também, como alguns dizem, que se evitaria a pedofilia de alguns demais.

Que se lhes viola um direito natural como homens e seres humanos, entre outros argumentos, e que se está em contradição com o livro do 📖 Gênesis, onde Deus manda o homem e a mulher, unir-se e multiplicar-se.

Digamos que desde um primeiro momento, que o celibato sacerdotal se trata de uma disciplina eclesiástica 📄, que consiste em que, os chamados às ordens sagradas (Sacerdotes) façam votos de castidade perpétua. Disciplina que está sujeita a mudança, que de fato mudou e pode teoricamente, seguir mudando.

Não se trata de um dogma de fé. A irmã Igreja Ortodoxa ⛪️, que ordena sacerdotes "validamente" segundo o juízo da Igreja Católica, admite homens casados para sacerdócio. E mais, a mesma Igreja Católica nos países onde predomina o rito Bizantino (por exemplo, na Ucrânia, por mencionar um) ordena sacerdotes homens casados, os quais continuam vivendo vida matrimonial depois da ordenação.

Mas ao mesmo tempo, a Igreja crê que o celibato sacerdotal é um dom de Deus, e que hoje seria um erro mudar a legislação atual. E a bimilenária Igreja tem seus bons motivos:

♦ É um dom de Deus que acompanha a vocação.

Não se trata de uma terrível cruz ou dura carga para quem foi chamado por Deus a ser Sacerdote. Deus concede esse dom à pessoa que chama para consagrar-se a seu serviço por causa do Reino dos Céus (Cf Mt 19, 10-12).

♦ É a melhor forma de servir a Deus por completo.

São Paulo o aconselha com claras palavras: «Eu os quisera livres de preocupações. O não casado se preocupa das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado se preocupa das coisas do mundo, de como agradar a sua mulher; está portanto, dividido...» (1Co 7, 32-34).

♦ É uma renuncia a um amor particular por um amor universal.

O Sacerdote, renuncia a amar a uma mulher e a uns filhos, para abrir-se a um amor maior, amar a humanidade inteira e adotar a todos os membros da Igreja como seus filhos. «E todos os que, por causa mim, deixar casa, os irmãos, as irmãs, o pai, a mãe... Receberá cem vezes mais, e também receberá a vida eterna» (Mt 19, 29). Da a vida e se entrega pela igreja tal como Cristo se entregou por ela. É um convite de Cristo a um desprendimento radical (Cf Mt 8, 19-22).

♦ O Sacerdócio Católico é participação no Sacerdócio de Cristo, que é o Sumo e eterno Sacerdote (Cf Heb 5, 1-10). Não se trata do sacerdócio que viviam os fariseus, senão do sacerdócio da nova aliança instituído de maneira particular por Cristo na última ceia 🍷🍞. Portanto, é imitação do mesmo Cristo que permaneceu celibatário para servir por completo a seu Pai.

Finalmente é dizer, que há muito mais razões teológicas, doutrinais e pastorais que dão razão do Celibato Sacerdotal e que podemos compartilhar em futuras medicinas, existem também ministros Ordenados, que participam do Sacerdócio de Cristo, mas no Diaconato podem ser celibatários ou casados. Os celibatários geralmente são os diáconos transitórios, que se preparam para ser presbíteros e os Diáconos permanentes que podem ser homens casados e não podem optar a ser presbíteros. Há, no entanto, os diáconos permanentes celibatários, no caso de algumas comunidades religiosas e inclusive diocesanos.

                   ➖🔳➖

🔹Elaborado por: Henry Guzmán Mfc.
🔹Fontes:
    • www.catholic.net.

🔹Data: 25 de Setembro 2015.

                  ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um»
                 (Jo 17,21)

      RECEBO, ME NUTRO
       ESTUDO E REENVIO
  MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
  Rede Católica de Telefone
  HOSPITALZINHO🏥DA FÉ
   Chega onde🏃🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario