miércoles, 9 de septiembre de 2015

NECESSIDADE DO BATISMO.

.    MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

                   💧😇💧

             NECESSIDADE
              DO BATISMO.

               💧🔥⛪️🔥💧

O Batismo é necessário para a salvação eterna (cf C.I.C. n°1257). Assim o disse Jesus, de maneira absoluta e sem exceções, em sua conversa com Nicodemos (cf Jo 3,5).

Sem embargo, enquanto a infusão da graça santificante e o perdão dos pecados (não enquanto ao carácter), o batismo, propriamente dito o batismo “de água”, pode ser suprido por:

a) “O Batismo de Sangue” ou martírio, quer dizer, a morte violenta sofrida por causa de Cristo, tanto nos que tem uso da razão como nos que não o tem; assim o demonstra a antiga celebração da festa dos Santos Inocentes.

b) “O Batismo de Desejo”, quer dizer, ao ato de amor de Deus unido ao desejo, que basta que seja implícito, de receber o batismo; o batismo de desejo só se pode dar, por tanto, nos adultos com uso da razão, não nas crianças ou nas pessoas com deficiência mental ou de raciocínio.

❤️ Enquanto as crianças mortas sem batismo, a Igreja só pode confiá-los à misericórdia divina, como faz no rito das exéquias para elas.

👉🏻 Agora bem, se há perigo de morte para a criança, se pode batizar, inclusive contra o parecer de seus pais; «pois o direito da criança a salvar-se é superior à vontade dos pais» (JOSÉ ANTONIO ABAD: 39 Cuestiones Doctrinales).

Ainda que não seja frequente que tenha que realizar-se, pois nas clínicas geralmente tem gente que tem muita prática em fazê-lo, me é suficiente dar-lhes a conhecer aqui que pode uma pessoa mais, conseguir a glória eterna.

💒 A Igreja deseja que se batizem os fetos abortados. Quando em um aborto se está certo de que se trata de um ser humano vivo, se batiza absolutamente segundo a fórmula «Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo». Porém, se há dúvida, se faz sob condição: «Se você pode...  você vive» (cf C.D.C. n°871). Quando o feto apresenta figura humana se batiza a cabeça. Se apresenta sinais de vida, com a fórmula ordinária. Se se duvida de que vida, se faz sob condição.

💦🔥 Se pelas dificuldades do parto há perigo de que a criança morra antes de sair, deve-se batizar no seio materno e ao nascer, se o primeiro que sai é uma mão ou um pé, batiza-se ai, e depois, se nasce com vida, batiza-se de novo na cabeça, sob condição. E se a mãe morre, antes de que a criança nasça, o feto deve ser extraído, por aqueles a quem corresponda, e batizado, absolutamente sim se certamente vive, ou sob condição se é duvidoso que viva...» (cf C.D.C. n°871): Não se esqueça que o feto humano pode sobreviver a mãe uma ou várias horas, conforme os casos.

☝🏻️👀 Uma consideração importante que devemos ter também é que no momento de batizar a uma criança convém pôr lhe um nome que não seja «...alheio ao sentir cristão» (C.D.C. nº 855). Estes nomes são os de Jesus, da Santíssima Virgem em suas principais dedicatórias e devoções, e dos Santos. «... O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro.» (C.I.C. nº 2165).

🙇🏻 PARA REFLETIR:

1⃣ Conhece algum caso que possa compartilhar de batismo por Desejo ou por Martírio?

2⃣ Sabia que se pode batizar às crianças em condição especial de morte?

3⃣ Tem colaborado na eleição de um nome com o “Sentir Cristão” com teus filhos, sobrinhos ou de algum familiar?

                  ➖🔳➖

🔹Elaborado por: Douglas Eulises Arce Gómez, Mfc.
🔹Fontes:
    • Los Siete Sacramentos, Enric Moliné.
    • PARA SALVARTE, 56ª edición. Jorge Loring,S.I.
🔹Data: 09 de Setembro 2015.

                  ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um»
                 (Jo 17,21)

      RECEBO, ME NUTRO
       ESTUDO E REENVIO
  MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
  Rede Católica de Telefone
  HOSPITALZINHO🏥DA FÉ
   Chega onde🏃🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario