lunes, 21 de septiembre de 2015

A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA (PNL) E A FÉ CATÓLICA

.    MEDICINAS💊PARA A FÉ
               <<RTC-HF>>

                   ❓👅❓
          A PROGRAMAÇÃO
  NEUROLINGÜÍSTICA (PNL)
       🙏🏻E A FÉ CATÓLICA🙏🏻

Tornou-se moda a PNL e os coach hoje em  dia. Mas, é bom para os católicos saber se estas correntes nos convêm, se são compatíveis com a fé, com nossas crenças e princípios fundamentais. Já que, como disse São Paulo, <<«Tudo é lícito», mas nem tudo é conveniente. «Tudo é lícito», mas nem tudo edifica>> (1Co 10, 23) Por isso é importante ver as coisas desde a ótica da fé.

💠Comecemos por ver do que se trata:

A Programação Neurolinguística (PNL) tem suas origens  na década de 70 na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, EUA, onde Richard Bandler (matemático, psicólogo da Gestalst e especialista  em informática) e John Grinder (linguista) estudaram os padrões de conduta dos seres humanos para desenvolver modelos e técnicas que poderiam explicar a magia e a ilusão de comportamento e a comunicação humana. A origem de sua investigação foi sua curiosidade por entender como, através da comunicação e da linguagem se produziam mudanças no comportamento das pessoas.

💬 Nas palavras simples: É tratar de alcançar metas, corrigir comportamentos negativos e depressivos, tirar ideias negativas e erradas de minha mente, por meio do uso de pensamentos positivos, pensamentos e palavras corretas que influirão logo em meus hábitos e comportamentos. Se fala muito de ser pessoas de êxito, de afastar-se de “pessoas tóxicas” (atitude contraria ao cristianismo autêntico), e de uma busca constante de alcançar a “felicidade” associada sempre a riqueza, saúde e ao bem estar pessoal. Usando uma espécie de energia cósmica correta, harmonia com o universo, uma luz especial.

👱🏻👩🏽👴🏻 Médicos, psicólogos, educadores, profissionais de distintas áreas e grandes empresas, aplicam atualmente a PNL, tanto para o desenvolvimento individual, como para a otimização de cada grupo humano.

👉🏻 Agora bem, tudo parece ser bom se o resultado for uma mudança positiva nas nossas vidas. Até ai tudo vai bem. Inclusive a atitude de um cristão deveria ser positiva, de otimismo baseado na FÉ e confiança em DEUS e sua providencia. O inconveniente mais palpável é que ao basear a concepção da vida só desta ótica, nos pode afastar muito sutilmente dos valores do Evangelho e o ensinamento da Igreja.

⚠️Atenção⚠️  a PNL está muito relacionada com a Nova Era. Isto se deve a varias causas:

1⃣ O termo ‘programação’ e o modo em que alguns autores abordam o tema dão a falsa ideia de que se trata de uma chave da felicidade, uma espécie de solução dos problemas humanos. No entanto, desde este ponto de vista, há um grande ausente: DEUS.
Inclusive alguns autores e coach ensinam que você tem o poder com tua mente de desenvolver tuas capacidades de maneira infinita, fazer que o “Universo conspire a teu favor”. Portanto, já não é necessário Deus. Para quê? Se eu sou como um deus?

2⃣ Em alguns autores há uma contaminação de certo relativismo filosófico, panteísmo, orientação antropocêntrica, e outras ideias ambíguas.

3⃣ Outros autores falam de uma energia cósmica, uma força organizadora do universo ou algo semelhante. Pode dever-se também a uma questão de marketing, para ‘vender’ a PNL em ambientes próprios da Nova Era.

4⃣ A dimensão espiritual humana é ignorada ou mal interpretada. Vista como uma forma de conectar-se com forças do universo para um bem estar temporal, transitório, que interessa pouco para a vida depois da morte; o importante é o aqui e o agora. A felicidade e o êxito. Por conseguinte, a oração é substituída por afirmações positivas, a Missa por conferencias e oficinas de autoestima, a caridade por um enfoque em ti mesmo.

💠 Conclusão. Ainda que a PNL terapeuticamente possa produzir algum beneficio psicológico com a insistência em atitudes positivas ante a vida ou reinterpretações sublimadas de determinadas situações vividas, a insistência no altruísmo e heroísmo há que ter cuidado. Só tomar o positivo e não substituir a fé por um psicologismo. Cristo é a Verdade, não a psicologia. Portanto, esta deve estar ao serviço da fé de um crente e não por cima de ela. Do contrário já não é um crente.

↔️ É, portanto, uma espada de dois gumes. Tem elementos utilizáveis, mas em um fundo duvidoso (em alguns autores, inclusive, errôneos filosófica e teologicamente, portanto, incompatíveis com a fé).

                  ➖🔳➖

🔹Elaborado por: Henry Guzmán Mfc
🔹Fonte:
     •http://www.teologoresponde.org
P. Miguel A. Fuentes, IVE
🔹Data: 21 de Setembro 2015.

                  ➖🔳➖

  «Para que todos sejam um»
                 (Jo 17,21)

      RECEBO, ME NUTRO
       ESTUDO E REENVIO
  MEDICINAS💊PARA A FÉ
                🔹🔱🔹
  Rede Católica de Telefone
  HOSPITALZINHO🏥DA FÉ
   Chega onde🏃🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario