lunes, 20 de julio de 2015

O PURGATÓRIO. UMA INVENÇÃO DA IGREJA OU TEM FUNDAMENTO BÍBLICO?

> . MEDICINASPíldoraPARA A FÉ
> <<RTC-HF>>

Persona con las manos cruzadasFuegoPersona con las manos cruzadas

> O PURGATÓRIO.
> UMA INVENÇÃO DA IGREJA
> OU TEM FUNDAMENTO
> BÍBLICO?
> (PARTE I)

Pergamino «A Doutrina do Purgatório»

> A doutrina do purgatório é uma das mais rejeitadas pelos protestantes, inclusive muito deles dizem que foi uma invenção da Igreja Católica para conseguir dinheiro através das orações e Missas oferecidas para os defuntos. Dele, menciona o apologista católico Arraiz (1) que o conhecido protestante anticatólico Dave Hunt, escreve em um de seus artigos “No Catolicismo, o ‘purgar’ ocorre num lugar chamado purgatório, inventado pelo Papa Gregório o Grande no ano 593 d.C.”.

Nota Comecemos por definir o Purgatório: (do latim “purgare”, limpar, purificar) é um lugar ou condição temporal de purificação “para aqueles que, deixando esta vida na graça de Deus, não estão completamente livres das faltas veniais, ou não pagaram completamente a satisfação suas transgressões” (Enciclopédia Católica On Line (2)).

> A doutrina do Purgatório surge das formulações levantadas nos Concílios Ecumênicos de Florência (ano 1431-1439) I de Lyon (ano 1245), II de Lyon (ano 1274) e o de Trento (ano 1545 a 1563) com base no negado pelo pelos Cátaros (seita do século X), os Valdenses (seita do século XII), parte dos gregos cismáticos e os reformadores sobre a realidade do purgatório. Por eles é declarado como Dogma de Fé de nossa Igreja Católica, “As almas dos justos que no instante da morte estão gravados por pecados veniais ou por penas temporais debitadas pelo pecado, vão ao purgatório” (Ott, 1966 (3)).

Birrete Em referencia ao dito dogma, o Catecismo da Igreja Católica (n CIC 1030-1031) ensina: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, ainda que estejam seguros de sua eterna salvação, sofrem depois de sua morte uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu. A Igreja chama purgatório a esta purificação final dos eleitos que é completamente distinta do castigo dos condenados”.

Dedo índice blanco hacia la derecha🏻 Diríamos então, que deus em sua infinita Misericórdia, nos oferece, ainda morrendo em pecado (não mortal), a oportunidade de Cara sonriente con aureola, limpar-purificar nossas almas, para vir a ser partícipes da Santidade de Deus em Sua Glória Persona con las manos cruzadas🏻, porque «nada profano entrará nela (na Cidade Santa)» (cf. Ap 21,27). Isto foi o que nos ensinou em uma de suas catequeses São João Paulo II: “o caminho para a bem aventurança plena requer uma purificação, que a fé da Igreja ilustra mediante a doutrina do «purgatório»” (4).

Persona haciendo reverencia🏻 PARA MEDITAR
> E COMPARTILHAR:

Uno (dígito) O Inferno e o Purgatório são o mesmo?
Dos (dígito) Alguns pecados poderiam ser perdoados na vida vindoura?

Signo menos gruesoBotón blanco cuadradoSigno menos grueso

Diamante azul pequeñoElaborado por: Dixon Chirinos, Mfc. 
Diamante azul pequeñoFonte:
> (1) Arráiz, J. M. El Purgatorio, la Iglesia Primitiva y los Padres de la Iglesia. Disponível em: http://www.apologeticacatolica.org/Masalla/Masalla28.html
> (2) Enciclopedia Católica On Line. Purgatorio. Disponível em: http://ec.aciprensa.com/wiki/Purgatorio
> (3) Ott Lunwing (1966). Manual de Teología Dogmática. V Edición. Barcelona: Herder.
> (4) San Juan Pablo II. El purgatório: purificación necesaria para el encuentro com Dios (Audiencia miércoles 4 de agosto de 1999). Disponível em:http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/es/audiences/1999/documents/hf_jp-ii_aud_04081999.html

Diamante azul pequeñoData: 20 julho 2015. 

Signo menos gruesoBotón blanco cuadradoSigno menos grueso

> «Para que todos sejam um»
> (Jo 17,21)

> RECEBO, ME NUTRO
> ESTUDO E REENVIO 
> MEDICINASPíldoraPARA A FÉ
Diamante azul pequeñoEmblema de tridenteDiamante azul pequeño 
> Rede Católica de Telefone
> HOSPITALZINHOHospitalDA FÉ
> Chega ondeCorredor🏻você está.

No hay comentarios:

Publicar un comentario